Após mexer com as bolsas de valores de todo o mundo seguidamente com seus anúncios sobre tarifas, nessa quarta-feira (9/4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para fazer uma espécie de desabafo.
“Que dia, mas dias melhores virão”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
Em menos de 24 horas, Donald Trump precisou lidar com a reação chinesa de impor 84% de tarifas aos produtos norte-americanos, com coletiva de imprensa e queda vertiginosa das bolsas em todo o mundo. Para acalmar os mercados, o republicano decidiu impor uma tarifa adicional de 21% aos produtos chineses, chegando ao total de 125% de taxas e, por fim, suspendeu por 90 dias as tarifas impostas aos países que o procuraram para negociar. Ou seja, beneficiou que não retaliou os EUA.
Ainda em meio ao caos tarifário, o senador democrata Adam Schiff acusou Trump de ter passado informações internas a investidores da bolsa de valores. Schiff pediu ao Congresso que uma investigação fosse aberta para analisar um possível “insider trading” relativo à pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas aplicadas a alguns países.
“‘Memecoins (criptomoeda que se originou de um meme da internet) familiares e todo o resto não estão livres de investigação sobre insider trading ou enriquecimento ilícito. Espero descobrir em breve”, disse Schiff à revista Time.
O termo “insider trading” é usado no mercado financeiro para se referir ao ato de utilizar informações relevantes ainda não divulgadas com o objetivo de obter vantagens na negociação de ativos. A prática é considerada ilegal.
A acusação contra Trump surgiu quando o presidente, às 9h37 dessa quarta, postou em sua rede Truth Social: “Este é um ótimo momento para comprar. DJT”. E, em menos de quatro horas, anunciou uma pausa de 90 dias em quase todas as tarifas.
Além do senador, o deputado democrata Steven Horsford escreveu no X que a fala de Trump e a recuperação da bolsa de valores “não são uma coincidência. Esse é um movimento coordenado para lucrar com o caos”.
Fonte: Metrópoles
Estamos com foco no fato.