VACINAÇÃO: Brasil ultrapassa os Estados Unidos em número de vacinados proporcional. A campanha de vacinação brasileira alcança 180 milhões de doses aplicadas que correspondem a 60,1% da população vacinável.

A vacinação contra a covid-19 no mundo teve início na China em julho e Emirados árabes em setembro com o uso emergencial da Coronavac e Pfizer respectivamente.  Mas de forma mais incisiva se iniciaram as vacinações em dezembro no dia 14/12 nos Estados Unidos e entre vários outros países do mundo até chegar a União …

Compartilhar em:

A vacinação contra a covid-19 no mundo teve início na China em julho e Emirados árabes em setembro com o uso emergencial da Coronavac e Pfizer respectivamente.  Mas de forma mais incisiva se iniciaram as vacinações em dezembro no dia 14/12 nos Estados Unidos e entre vários outros países do mundo até chegar a União Europeia no dia 27/12 onde teve como seu maior expoente o Reino Unido.

No Brasil, a vacinação, chegou mais tarde tendo aplicado a primeira dose de vacina na enfermeira Mônica Calazans em São Paulo(foto). Fato que deu abertura a campanha nacional de vacinação em 17 de janeiro de 2021.

Com começo tímido e lento, a vacinação no país alcançava 1,6% em 06/02 enquanto EUA estava em 9,1% (6,6% – 1º dose; 2,5% – 2º dose) e Reino Unido já detinha de 18% (17% – 1º dose; 1% – 2º dose).

Em março, o governo anunciou ter 575.912.870 doses destinadas para atendimento das ações do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra covid-19, sendo 281.023.470 doses compradas. Ainda segundo o documento, outras 281.889.400 estavam em fase de negociação. Com maioria das doses negociadas sendo da farmacêutica AstraZeneca, desenvolvidas em parceria com a Universidade de Oxford e produzidas no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Conforme os prazos estipulados as vacinas começaram a chegar em maiores remessas a partir de maio. E já é percebido avanços em 02/05 quando o Brasil atingiu 14% da população vacinável imunizada (6,5% – 1º dose; 7,4% – 2º dose) um bom índice em comparação ao Estados Unidos com 44% (31% – 1º dose; 13% – 2º dose) e Reino Unido com 51%  (23% – 1º dose; 28% – 2º dose).

Mas a vacinação toma um rumo diferente no meses seguintes, com a chegada de mega carregamentos de IFA para produção de vacinas tanto para o Instituto Butantan que produz a Coronavac quanto para a Fundação FioCruz que produz a AstraZeneca. Além disso, as doses que estavam em fase negociação foram efetivadas e passaram a integrar o cronograma do PNI do Governo Federal.

Com isso, foi possível acelerar a imunização nacional com médias de vacinação acima de 1,5 milhão de vacinados diariamente. Foram instituídos mutirões de vacinação nos interios das regiões mais afetadas como o Amazonas e o Estado de São Paulo assim como nas capitais brasileiras. Contribuindo para quem ontem, 23 de agosto de 2021 o Brasil todo pudesse ultrapassar, em números de vacinados proporcionalmente, o Estados Unidos.

Estados Unidos e Brasil dividem um fardo de serem os dois países que mais morreram pessoas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Com cerca de 629.644 mortes (até 24/08) o Estados Unidos lidera o ranking e enfrenta dificuldades para convencer sua população da importância da vacina e ao mesmo tempo vê os casos e mortes voltando a aumentar mesmo depois de meses de queda e flexibilizações. A falta de persuasão e comoção de seu povo está fazendo que o país volte a perder no combate ao Coronavírus.

Já no Brasil, foram 574.848 vidas perdidas para a covid-19. Contudo, os brasileiros aceitam a vacina e entendem sua importância e muitos a desejam mais do que tudo a chegada do seu dia de tomar a vacina.

No dia 23/08,  o Brasil teve 60,1% da população geral vacinável imunizada ( 34% – 1º dose; 26,1% – 2º dose) numero que ultrapassa o Estados Unidos de 60% ( 9% – 1º dose; 51% – 2º dose).

Dados sobre as doses aplicadas foram retiradas do OurWorldInData

Estamos com foco no FATO e na VACINAÇÃO

Compartilhar em: