Bancada amazonense votou em peso na votação na Câmara
Deputados do AM favoráveis à Blindagem se calam após CCJ do Senado enterrar PEC

O silêncio dos parlamentares após o recuo do Senado tem sido interpretado como uma estratégia política para evitar desgaste com a opinião pública. A proposta foi amplamente criticada por setores da sociedade civil e considerada impopular, especialmente em um ano pré-eleitoral, no qual parte dos deputados deve buscar reeleição ou disputar novos cargos.
Pressão popular
A proposta sofreu forte rejeição popular. No último domingo (21), manifestações em diversas capitais brasileiras reuniram milhares de pessoas para pressionar o Congresso a rejeitar o texto. O movimento foi puxado por entidades da sociedade civil, lideranças jurídicas e figuras públicas contrárias ao que consideram um retrocesso no combate à corrupção e à impunidade parlamentar.
PEC enterrada na CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado rejeitou a PEC da Blindagem por unanimidade. Todos os 27 senadores presentes votaram pela inconstitucionalidade e pelo arquivamento imediato da matéria.
O texto previa que, para que um deputado ou senador fosse processado criminalmente, seria necessária autorização prévia da respectiva Casa Legislativa, por meio de votação secreta e maioria absoluta. A proposta também ampliava o foro privilegiado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional.











