João Fonseca chega à primeira semifinal de ATP 500 e será top 40

Brasileiro conta com abandono do canadense Shapovalov quando vencia o terceiro set

Compartilhar em:

João Fonseca chegou à primeira semifinal de um ATP 500 e vai aparecer no inédito top 40 no próximo ranking mundial. O brasileiro venceu, nesta sexta-feira, após o abandono do canadense Denis Shapovalov quando ganhava o terceiro set por 4/1, após 3/6, 6/3 nas primeiras parciais, pelas quartas de final ao ATP 500 da Basileia. Neste sábado, por volta das 10h, João enfrenta o espanhol Jaume Munar na semifinal.

Este foi o primeiro jogo entre os dois pelo circuito. Shapovalov, 26 anos, teve o melhor ranking – a 10ª posição – em setembro de 2020. Soma dois títulos nesta temporada: Los Cabos (MEX) e Dallas (EUA).

Com a vitória nas quartas de final na Basileia, João Fonseca chega a 1.315 pontos no ranking mundial, ficando provisoriamente na 39ª posição. Ele só poderá ser superado pelo americano Reilly Opelka, que joga as quartas de final no torneio suíço ainda nesta sexta.

Esta será a primeira semifinal do brasileiro num torneio ATP 500. Ano passado, no Rio Open, ele parou nas quartas de final ao perder, de virada, para o argentino Mariano Navone.

O jogo

Um João dominante começou a partida quebrando o saque do canadense. Mas Shapovalov, rapidamente, devolveu a quebra após uma bola para fora do brasileiro. E confirmou seu game, abrindo 2/1. João passou a sacar mal e, com isso, o domínio seguiu com o adversário: 3/1. No saque, o tenista do Canadá ampliou para 4/1. João encaixou o primeiro ace no jogo, no sexto game, reduzindo a desvantagem no set (4/2). Com 5/2, o canadense chegou a liderar o game, mas João confirmou com uma largadinha junto à rede (5/3). Com seu serviço, Shapovalov fechou a primeira parcial em 6/3.

No segundo set, João saiu de 0/40 para confirmar o game de saque, com cinco pontos seguidos. Shapovalov mandou a bola na rede, no quarto game, levando o brasileiro a uma nova quebra e à liderança por 3/1. Mesmo com dificuldade, após 0/30, João manteve seu game de serviço, abrindo 4/1. Com 4/2 contra, o canadense, enfim, conseguiu quebrar o saque do brasileiro, no sétimo game, encostando no placar (4/3). Mas, com uma passada cruzada, o carioca devolveu a quebra, mantendo vantagem (5/3). Fechou, em seguida, com 6/3.

O brasileiro abriu 2/0. Quase fez 3/0, mas Shapovalov salvou três break points. Na sequência, João ampliou para 3/1, no saque. Com nova quebra no set, o brasileiro chegou a 4/1, quando Shapovalov desistiu da partida.

Compartilhar em: