OAB-AM retoma processo e marca nova data para escolha de desembargador

Medida ocorre após decisão judicial

Compartilhar em:

Após uma série de imbróglios judiciais desde novembro de 2025, a Ordem do Advogados do Brasil (OAB) Seccional Amazonas confirmou a realização da Consulta à Advocacia para a lista sêxtupla destinada à vaga de desembargador(a) do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), que será realizada no dia 14 de maio de 2026, das 9h às 17h.

A medida foi determinada pelo presidente Jean Cleuter, após decisão judicial que extinguiu o mandado de segurança impetrado por uma candidata, que suspendia a consulta.

A escolha do novo desembargador do Amazonas ocorre em meio a um cenário político conturbado. Isso porque, após a renúncia do ex-governador Wilson Lima (União) e do vice, Tadeu de Souza, o nome do novo magistrado será escolhido pelo governador “tampão”.

As eleições indiretas para escolher o novo governador do estado — a quem cabe a atribuição de escolher o novo magistrado — estão previstas para acontecer no dia 4 de maio. O governador interino Roberto Cidade (União) já lançou sua chapa como candidato e desponta como favorito para permanecer no cargo.

Como ocorre a escolha

Os advogados da seccional do Amazonas vão votar em eleição direta para a escolha de uma lista sêxtupla, formada por três homens e três mulheres. Em seguida, o Pleno do Tribunal de Justiça reduz essa relação para três nomes, sem paridade de gênero. Caberá ao governador a escolha final. Ele pode indicar qualquer um entre os três, não necessariamente o mais votado pelos desembargadores.

OAB se manifesta

A OAB-AM reforça seu compromisso com a legalidade e a participação democrática da advocacia amazonense em todas as etapas do processo.

Compartilhar em: